| hmin
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, rejeitou nesta terça, dia 18, o pedido da Coréia do Norte para a abertura de negociações diretas.
Ele disse que o regime norte-coreano vai complicar ainda mais a via diplomática se reabrir sua usina de reprocessamento de plutônio, que pode produzir combustível para armas nucleares. Powell afirmou a jornalistas que, quanto mais ouve os apelos norte-coreanos, mais se convence da necessidade de negociações multilaterais. Na segunda-feira, a imprensa estatal do regime comunista de Pyongyang voltou a rejeitar essa hipótese.
A atual crise começou em outubro, quando a Coréia do Norte teria admitido aos EUA suas ambições nucleares. Washington aceitou entrar em negociações desde que os norte-coreanos abandonassem o programa de armas atômicas. Mas, em seguida, a Casa Branca mudou de posição e passou a defender negociações que incluam também a Coréia do Sul, o Japão e outros países da Ásia, sem frisar a necessidade do desmantelamento prévio do programa.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.